Dia 12 de fevereiro de 2026 foi marcante para três instituições. Está-se referindo a ADESG Nacional, o Instituto VENTURO ON LINE e o Conselho Nacional dos Oficiais da Reserva (CNOR). O foco da reunião foi a concretização de parceria entre as três entidades, com foco na realização do Curso de Política, Estratégia, Defesa e Segurança Pública, exclusivo para Oficiais do quadro de associados daquele Conselho e as agregadas Associações de Oficiais da Reserva (AORE). O CNOR é uma Associação Civil, sem fins lucrativos, que congrega as AOREs de todo Brasil. Atua na defesa dos interesses, direitos e prerrogativas dos Oficiais e Aspirantes R/2, fortalecendo a união e manutenção de valores militares.
Esse curso vai possibilitar compreender e debater os problemas nacionais e globais, com cidadãos de elevado sentimento patriótico, espalhados pelo Território Nacional. Será um momento ímpar, pois juntamente com a ADESG, que também se estriba na capilaridade, provocará o incremento da conscientização nativa por uma integral soberania.
A reunião para os primeiros passos do acordo ocorreu na sala da Presidência da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra(ADESG), dentro do espaço ambiental da Escola Superior de Guerra (ESG), Santuário do Estudo do Poder Nacional.
Encontravam-se presentes no encontro o Presidente do CNOR, Ten. TADEU HELCIO CAPELLA VIEIRA, o Cel. Ref. Aer ANTONIO CELENTE VIDEIRA, Primeiro Vice-presidente da ADESG, os Coronéis do Exército Brasileiro HERVERTON FRANCISCO DE ASSIS MARIA e RENATO GONÇALVES LEITE, ambos Diretores do Instituto VENTURO ON LINE e ainda o Economista FERNANDO GOMES FILHO, Assessor da Presidência da ADESG Nacionsl e Delegado da ADESG/RJ. Todos presentes confabularam um diálogo eivado de propósitos patrióticos, a partir das trocas de temas relevantes para o conhecimento da conjuntura brasileira no contexto da mundialização. Será a oportunidade para o reforço da irmandade de duas grandes instituições (ADESG e CNOR) no desbravamento cultural do País, além do Curso em questão ser de reconhecimento, pelo MEC, como pós-graduação.Por fim, apesar do Curso acontecer no modo Ensino à Distância (EAD), está-se fazendo tratativas no sentido da Aula Magna ser ministrada por uma autoridade, na ESG, com transmissão em rede aos matriculados e/ou associados que residem fora do Rio de Janeiro e àqueles impossibilitados de comparecerem ao evento.


